Rosa de Hiroshima
Secos & Molhados Lyrics


Jump to: Overall Meaning ↴  Line by Line Meaning ↴

Pensem nas crianças mudas
Telepáticas
Pensem nas meninas cegas
Inexatas
Pensem nas mulheres, rotas
Alteradas
Pensem nas feridas como rosas
Cálidas

Mas!
Oh, não se esqueçam da
Rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima, a rosa
Hereditária
A rosa radioativa, estúpida
Inválida
A rosa com cirrose a anti-rosa
Atômica




Sem cor, sem perfume, sem rosa
Sem nada

Overall Meaning

The lyrics of Secos & Molhados's Rosa de Hiroshima delve into the devastation caused by the atomic bomb dropped on the Japanese city of Hiroshima during World War II. The first stanza highlights the impact of the bomb on children, girls and women. The use of the words "mudas" (mute), "cegas" (blind) and "rotas" (broken) evokes the idea of the physical and psychological damage inflicted on the innocent population by the atomic bomb. The reference to "feridas como rosas cálidas" (wounds like warm roses) is a powerful metaphor that equates the pain and suffering to something beautiful, but also fleeting and fragile.


The second stanza brings attention to the rose of Hiroshima, a symbol of hope and resilience in the face of tragedy. Despite being hereditary and radioactive, the rose still retains its beauty, although it has lost its color and perfume, becoming an "anti-rose". The use of the word "estúpida" (stupid) can be interpreted as a criticism of the senselessness of war and the destruction it brings. The song closes with the evocative line "sem nada" (without anything), a reminder that the devastation caused by the atomic bomb was not just physical, but also emotional and psychological.


Line by Line Meaning

Pensem nas crianças mudas Telepáticas
Think of children who cannot speak out loud, but can communicate telepathically.


Pensem nas meninas cegas Inexatas
Think of girls who cannot see clearly, whose perceptions are uncertain or incomplete.


Pensem nas mulheres, rotas Alteradas
Think of women who are worn or altered by the hardships of life and society.


Pensem nas feridas como rosas Cálidas
Think of wounds that seem warm and beautiful like roses.


Mas! Oh, não se esqueçam da Rosa, da rosa Da rosa de Hiroshima, a rosa Hereditária
But! Do not forget the rose of Hiroshima, the hereditary rose.


A rosa radioativa, estúpida Inválida
The radioactive, senseless, and invalid rose.


A rosa com cirrose a anti-rosa Atômica
The rose with cirrhosis, the anti-atomic rose.


Sem cor, sem perfume, sem rosa Sem nada
Without color, without fragrance, without rose, without anything.




Contributed by Ruby N. Suggest a correction in the comments below.
To comment on or correct specific content, highlight it

Genre not found
Artist not found
Album not found
Song not found
Most interesting comment from YouTube:

@Arizoli1000

#BandaDevassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e LEMBRANÇAS).

🇯🇵 JAPÃO RECORDA 75 ANOS...
DA "PRIMEIRA BOMBA ATÔMICA EM HIROSHIMA" !!!!

☠️ (Sobreviventes da bomba atômica, descendentes das vítimas, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e alguns representantes estrangeiros acompanharam a principal cerimônia em Hiroshima).

🇯🇵 O "Japão" recordou nesta "quinta-feira" (06) o primeiro ataque nuclear da história, "executado há 75 anos", (em 6 de agosto de 1945 em Hiroshima), em um contexto particular devido à pandemia do "novo coronavírus", o que limitou as homenagens às vítimas.

Sobreviventes da bomba atômica, descendentes das vítimas, o primeiro-ministro japonês "Shinzo Abe" e alguns representantes estrangeiros acompanharam a principal cerimônia em "Hiroshima" (oeste do Japão). 😷"A maioria das pessoas usava máscara".

A epidemia de "coronavírus" impediu a presença dos moradores, que foram obrigados a acompanhar a cerimônia pela "internet".

"Outros eventos foram cancelados, como a cerimônia das lanternas flutuantes de Hiroshima, que a cada 06 de agosto são colocadas na água durante a noite em memória das vítimas".

Às 8H15 (20H15 de Brasília, quarta-feira) aconteceu uma oração silenciosa para marcar o momento em que a bomba atômica explodiu no céu de Hiroshima... (há 75 anos). (!@!!).

📌 "Nunca devemos permitir que se repita este passado doloroso". (disse o prefeito "Kazumi Matsui", durante o qual pediu à sociedade que:

📌 "Rejeite o ENSIMESMAMENTO do nacionalismo".

📌 "Me comprometo a fazer o possível para conseguir um mundo sem armas nucleares e uma paz duradoura".(prometeu "Abe"... com frequência criticado por sua intenção de revisar a Constituição pacifista do Japão).

🗣 ETERNO DEBATE.

💣 A bomba "Little Boy" matou quase 140 mil pessoas na cidade portuária. Muitas vítimas morreram no ato e várias em consequência dos ferimentos ou da radiação durante as semanas e meses seguintes.

💣 "Três dias depois"... as forças militares dos Estados Unidos lançaram outra bomba atômica em "Nagasaki" (sudoeste), um ataque que provocou 74 mil mortes.

As duas bombas com uma potência de destruição inédita naquele momento levaram o "imperador Hirohito" a anunciar, em "15 de agosto de 1945, aos súditos a rendição aos Aliados"...
(o que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial).

Os historiadores não conseguem chegar a um acordo, no entanto, sobre se os ataques ataques nucleares realmente permitiram salvar vidas ao precipitar o fim da guerra.

💣🇺🇸💣 "Muitos consideram que os ataques nucleares contra Hiroshima e Nagasaki são crimes de guerra, devido à devastação e quantidade de vítimas civis".

🔍 NECESSIDADE DE "SOLIDARIEDADE"...

🇺🇸 O governo dos Estados Unidos nunca pediu desculpas oficialmente. Mas... em 2016 "Barack Obama" se tornou o primeiro presidente americano (em exercício) a visitar Hiroshima, onde prestou homenagem às vítimas e "pediu um um mundo sem armas nucleares".

No ano passado (2019), o "papa Francisco" também visitou Hiroshima e Nagasaki para expressar sua oposição às armas atômicas, que chamou de "crime", e criticar a (doutrina da dissuasão nuclear), uma "falsa segurança" - (segundo o pontífice) - que envenena as relações entre os povos.

O secretário-geral da ONU, "Antonio Guterres", lamentou em uma mensagem de vídeo publicada nesta quinta-feira (06) que o objetivo de eliminar as armas atômicas, estabelecido pelas Nações Unidos em sua fundação, não tenha sido concretizado.

📌 "Hoje... um mundo sem armas nucleares parece cada vez mais distante". (afirmou).

Alguns sobreviventes da bomba atômica comparam "sua luta contra as armas nucleares e a crise do novo coronavírus".

📌 "Seja o coronavírus ou as armas nucleares, a maneira de superar (os desafios) é a solidariedade entre os povos". (disse "Keiko Ogura", uma sobrevivente de 83 anos de Hiroshima).

Quase 136.700 sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, conhecidos como "hibakusha" no Japão, têm em média 83 anos e desejam passar o testemunho para as novas gerações.

Com a ajuda de outros ativistas, os "hibakusha" criaram arquivos de memória, na forma de depoimentos, poemas ou desenhos.

Apesar das iniciativas, muitos temem a perda de interesse em sua herança... "após a morte dos sobreviventes" e a... (persistência da ameaça nuclear). - (#ArizoliCarvalho - Rio, 06/08/2020).



All comments from YouTube:

@Metal.Gyn.1969

Cara, Secos e Molhados é atemporal, uma das melhores coisas que apareceram na música brasileira, ouço há muito tempo e sempre me emociono. Ney , grande artista brasileiro, sábio e querido , saúde sempre prá esse cidadão, sou seu fã incondicional!!!!👏👏👏🇧🇷

@jcfquental5332

A letra dessa música é de um poema do Vinícius de Moraes, Secos e Molhados deu a musicalidade pra esse !

@EltonAparecido-fl3di

Ney, artista espetacular. Simplesmente inesquecível

@PedroCosta-et5zg

Que pancada sonora! É o supra sumo da musicalidade brasileira! És um hino que deveria ser cantnado anualmente no ponto 0 da explosão da bomba que foi lançada pelo avião Enola Gay em Hiroshima, pra relembrar o quão devastador foi esse ato e que nao se venha acontecer nunca mais na humanidade.🙏🙏🙏

@angelamariadossantos159

Que Poema triste !
Verdadeiro !
Trazendo à tona uma realidade triste, dolorosa de uma guerra que além de tirar a vida de milhares ainda deixou destruídas vidas que apesar de vivas são como se não existissem.
São como as Rosas sem rosas se nada.

@alzirarosa453

Arte nos sublima. Seja na transgressão, provocação, encantamento! Sejamos artistas! GRATIDÃO, SECOSO E MOLHADOS!!!

@valerianunesrieger

Sem palavras para expressar o qto somos insensíveis para sentir o belo em poucos minutos.que bom poder ter feito e fazer parte desse momento.

@lucasfreire2432

Essa música conta a história da bomba de Hiroshima, e ontem vi o filme Openheimer que conta a história do "pai da bomba atômica", e na hora ela me veio a mente.

@SandraMaria-gf2qr

Essa canção é daquelas que vc ouve, fecha os olhos e de repente se vê em outra dimensão ..
Ney Matogrosso interpreta com magistral maestria seu EU mais profundo.
Predestinado a ser maior que sua própria geração calou o mundo em todos os seus seguimentos e realmente soube fazer a diferença.
Ao ouvir essa canção nunca estaremos isolados ou sozinhos pois a magia dela conectam almas e nos faz vibrar numa mesma frequência,uma viagem em notas musicais universais e em forma de poesia.
Mística e Atemporal essa canção se fez IMORTAL nessa PERFORMANCE fascinante e inesquecível..
A magia está presente e permanece...
Mesmo depois de tantos anos a magia ainda continua 👑👑❤️.

@FlavioPhysics

A poesia e a música brasileira são as melhores, não ha como negar.

More Comments

More Versions